SOBRE A ABVAQ

MISSÃO

Defender a prática da vaquejada no campo político e jurídico, adequando as melhores práticas e garantindo o bem estar dos praticantes e animais.

VISÃO

Garantir o crescimento do esporte, torná-lo sustentável e adequado aos tempos atuais.


Senhores,


 A Vaquejada passa por um momento delicado. Ações orquestradas tentam acabar com esse esporte genuinamente brasileiro.Digo brasileiro porque há muitos anos a vaquejada é esporte genuinamente brasileiro


Digo brasileiro porque há muitos anos a vaquejada já ultrapassou os limites do Nordeste e hoje pode ser encontrada em vários Estados do Norte, Sudeste e Centro-Oeste.


O ajuizamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4983) perante o Supremo Tribunal Federal é uma dessas ações orquestradas. Nela, a Procuradoria Geral da República pede o fim das vaquejadas no Brasil, sob o argumento de que ela causa maus tratos aos animais envolvidos, bois e cavalos. Além da ADI, vários são os projetos de lei que visam proibir a vaquejada nos mais diversos municípios do país.


Esses são os riscos que estamos correndo. Para acabar com ele, precisamos mudar. Mudar conceitualmente. Criar uma nova concepção da vaquejada.


É preciso ter em mente que estamos do mesmo lado daqueles que defendem os bons tratos. Ninguém quer ver animais sendo maltratados em vaquejadas. Isso é inadmissível.


Com o intuito de colaborar, a ABVAQ apresenta o regulamento de vaquejada, cujo objetivo é que ele seja implantado em todas as vaquejadas do Brasil, como forma de unificar o pensamento, massificá-lo como regras de um esporte nacional. Nele, constam regras tradicionais da vaquejada, mas também inovações que certamente ajudarão nosso esporte a permanecer vivo.


O regulamento é um documento que norteia as principais práticas do nosso esporte e não temos a pretensão de termos como pronto e acabado aceitando criticas e sugestões que possam ser aplicadas as exigências legais.


No entanto, a percepção maior é da necessidade de viabilizarmos e tornamos forte a nossa associação, que somente através dela poderemos realmente agir de maneira resolutiva sobre as ameaças que hoje estamos sofrendo. A maior de todas elas é a falta de uma entidade que realmente represente a união de todas as pessoas interessadas na manutenção e crescimento do nosso esporte.


A ABVAQ não passa de um projeto, que se for bem conduzido e aceito por nós, amantes do esporte. Pode sim transformar-se na tão sonhada Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), forte, capitalizada e atuante em relação ao assunto que a tantos interessa. 




ABVAQ

Quaisquer críticas e sugestões, entre em contato conosco:

(83) 30248911

Email: abvaq@abvaq.com.br 


NÓS APOIAMOS A VAQUEJADA
2014 © ABVAQ - Associação Brasileira de Vaquejada