O encontro aconteceu durante a 47ª Vaquejada do Parque Maria da Luz, em Campina Grande-PB, com o objetivo de apresentar um panorama das ações e realizações da ABVAQ ao longo do ano, incluindo a prestação de contas da associação.
Na ocasião, o presidente da ABVAQ, Leonardo Dias, também apresentou propostas para serem adotadas pela associação em 2025, visando o aprimoramento do esporte, a resolução de desafios recorrentes na rotina da vaquejada e a padronização técnica dos eventos chancelados em todo o Brasil.
Entre as propostas em estudo para o próximo ano, destacam-se: a criação de um seguro especial para os vaqueiros, com mais benefícios do que o modelo atual; a estruturação de um sistema de categorização dos juízes de vaquejada, com foco na experiência e qualificação contínua desses profissionais; e a atualização dos manuais de julgamento do boi e de bem-estar animal.
Em seguida, os participantes da assembleia tiveram a oportunidade de se pronunciar, apresentando dúvidas, reivindicações e sugestões para o fortalecimento da vaquejada. As pautas levantadas foram atentamente ouvidas pela diretoria da ABVAQ e anotadas para análise e discussão futura.
Para o Dr. Leonardo Dias, momentos como essa assembleia são de grande importância para o fortalecimento da vaquejada. Ele destacou que a ABVAQ se dedica a um trabalho contínuo de reafirmação da vaquejada como uma manifestação cultural e esportiva legítima, sempre promovendo o debate coletivo e a busca por soluções eficientes. A assembleia, assim, se configura como uma prestação de contas, na qual a diretoria apresenta de forma mais próxima o trabalho realizado ao longo do ano.
Entre os dias 10 e 15 de dezembro, a ABVAQ promoverá a edição 2024 do Prêmio ABVAQ Melhores do Ano e a Copa ABVAQ. Esses eventos acontecerão durante a 6ª Vaquejada dos Eucaliptos, no Parque dos Eucaliptos, em Mataraca-PB, onde também ocorrerão novas rodas de conversa entre os sócios e a diretoria.